Site Overlay

Trabalho híbrido: como melhorar a produtividade da equipe

Prático e facilitador para uns, cansativo e monótono para outros, uma das expressões que mais temos ouvido falar nos últimos dois anos tem sido o trabalho da equipe no home office, e agora adaptado para o trabalho híbrido – presencial/home office. Se antes era algo considerado moderno ou que poucas empresas utilizam, hoje esse formato de trabalho já é considerado o “novo normal”.

O trabalho híbrido vem ganhando força após as adaptações que as empresas precisaram fazer por conta da pandemia. Porém, conquistou adeptos tanto de funcionários como de empregadores por ser um modelo que funciona. Conforme pesquisa realizada no ano passado pela empresa de consultoria Robert Half, mais de 40% das empresas optaram por seguir o modelo híbrido.

Com o título deste artigo você já deve ter pensado “mais um texto sobre produtividade no ambiente hibrido”. Esse sentimento de cansaço por conta do bombardeamento de informações no ambiente digital é real. Inclusive, se torna ainda mais intenso considerando que a todo click encontramos uma gama muito grande de marketing de conteúdo abordando esse assunto.

Neste artigo trouxemos cinco dicas para te ajudar a pensar em estratégias de produtividade e rendimento em seu trabalho híbrido, quando você precisa se adaptar para estar em dois ambientes diferentes. Porém, o nosso destaque está na aplicabilidade do trabalho coletivo e gestão de equipes à distância.

  1. Como trabalhar com uma equipe em trabalho híbrido na empresa?

Embora o trabalho remoto generalizado tenha ocorrido de forma repentina com a crise da pandemia, aos poucos o processo foi sendo aperfeiçoado e adaptado para que as equipes obtivessem maior produtividade.

Hoje, um aspecto importante que os gestores precisam estar atentos é sobre a infraestrutura necessária para a realização das atividades em casa. Esse é um elemento que afeta diretamente na produtividade da equipe.

Além disso, é essencial que se mantenha o networking interno entre a equipe. A comunicação entre os colaboradores mantém as atividades ordenadas, especialmente quando são empresas em que as funções funcionam em cadeia. São detalhes que contam muito para que a produtividade não seja afetada.

  1. Organize os ambientes de trabalho focando no melhor desempenho da equipe

No trabalho híbrido, por mais que os colaboradores trabalhem um determinado período nas dependências da empresa, o espaço em casa, para os dias de home office precisam de especial atenção.

As empresas precisam proporcionar soluções de qualidade para os colaboradores, como por exemplo, bons equipamentos para videoconferência e política de ergonomia estruturada. A comunicação entre as equipes precisa funcionar de forma natural e eficaz entre as equipes. Isso parece algo clichê, mas é bastante desafiador, considerando que parte delas estará trabalhando em home office enquanto outra permanece no escritório da empresa.

O trabalho híbrido pode funcionar, mas não para todas as empresas. Porém, indicar algumas orientações pode auxiliar para que o período em home office seja o mais efetivo possível, aumentando a produtividade dos colaboradores.

  1. Mantenha uma sala de reuniões com equipamentos corretos, bem projetada para as necessidades de interação entre as equipes, considerando que alguns colaboradores estarão trabalhando presencialmente;
  2. Tenha e sustente a comunicação assertiva com as equipes;
  3. Auxilie os colaboradores com a gestão do tempo, considerando que o regimento CLT sofre alterações em trabalho home office;
  4. Motive o colaborador a manter um local bem organizado e o mais adequado possível para o trabalho.

São esses detalhes que possibilitam que a equipe consiga se comunicar sem complicações com colegas e clientes, seja em outros escritórios ou em suas casas.

No home office, tenha em mente a organização do seu espaço.

Quem não sonha com o ambiente ideal, um cômodo reservado em casa apenas para o trabalho? Mesmo não tendo essa possibilidade, é importante que o local esteja sempre organizado, estruturado, limpo e com todos os materiais necessários próximos. Outro aspecto importante é não usar deste espaço para outras atividades, assim é possível manter a rotina de trabalho separada da vida pessoal e de lazer.

Uma das maiores dificuldades do home office é não conseguir se desligar do trabalho, justamente por conviver full time no mesmo ambiente. Nossa dica é que este cômodo seja estratégico, com o mínimo de distrações possível e com boa iluminação. Escolha ambientes arejados e com luz natural.

 

  1. Mesmo à distância, mantenha a comunicação com a equipe.

Uma pesquisa realizada pela Microsoft sobre o futuro corporativo, indica que mais de 70% dos colaboradores e gerentes expressaram o desejo de trabalhar em casa pelo menos meio período. Esse dado mostra o quanto é indispensável manter os dois ambientes produtivos, especialmente a conectividade e boa comunicação entre ambos.

A interação com os colegas de trabalho e com os gestores da empresa são atividades que precisam ser mantidas quando os colaboradores estão no período home office. A produtividade coletiva tem maiores possibilidades de ser efetiva quando a equipe consegue manter um espaço de trocas de ideias, reuniões estratégicas de brainstorming, etc.

Uma ferramenta facilitadora dessa comunicação interna são as redes sociais corporativas. Com elas é possível manter um ambiente mais leve, dinâmico e produtivo, e que fortaleça a afinidade da equipe. Afinal, uma equipe engajada em um ambiente integrado e colaborativo favorece o rendimento e a inovação.

  1. Estabeleça metas diárias individuais.

Evitar distrações ao trabalhar em casa não é uma tarefa tão fácil. Uma das táticas para lidar com essa vilã da produtividade no home office são as técnicas de controle de tempo, em que você mantém o foco na atividade durante um período, intercalando com pequenas pausas. Assim, a produtividade fica mais eficiente e você chega ao final do dia com a sensação de dever cumprido.

  1. Realize encontros presenciais para alinhamento.

Por mais que as atividades sejam realizadas de forma híbrida, é importante realizar encontros presenciais esporádicos com toda a equipe para alinhamento. Com a intensificação dos trabalhos remotos virtuais, a fadiga acaba sendo recorrente nas rotinas produtivas.

As empresas que precisam realizar muitas reuniões semanais, que em home office acontecem exclusivamente por videoconferências, podem incluir em suas rotinas alguns encontros presenciais para alinhamento de estratégias. São espaços de trocas colaborativas que garantem melhor produtividade em equipe.

Então, o ambiente de trabalho híbrido funciona mesmo?

Depois de elencarmos essas dicas, com o objetivo de auxiliar você nesse processo de transformação dos espaços e formatos de trabalho, a conclusão é de que o ambiente híbrido funciona e pode ser muito produtivo em uma empresa. Contudo, cada pessoa e empresa tem uma forma própria de se adaptar aos recursos compartilhados.

Garanta a produtividade de sua equipe com os recursos NetEye.

Com a solução de Inteligência Estratégica do NetEye, a gestão de tempo e produtividade proporciona informações consolidadas e analíticas para os gestores de TI e para a equipe. A visão dinâmica dos dados, em tempo real, e a interface amigável com alta capacidade de análise permitem a utilização de informações estratégicas para a tomada de decisões em prazos menores e no dia a dia, enquanto a realidade muda.

Tenha a experiência de usar o módulo de gestão de tempo e produtividade acessando a ferramenta em tempo real. Quer saber mais? Visite nosso site e conheça mais sobre a Inteligência Estratégica que vai proporcionar melhor produtividade para sua empresa.

Veja mais em nosso site. Nos siga nas redes sociais para estar sempre por dentro dos novos conteúdos.

Gestão de ativos de TI com o NetEye

Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram