Site Overlay

Sua empresa precisa de gestão de ativos de TI?

O gerenciamento de ativos de TI se concentra em todos os aspectos de hardware, software e licenciamento de software. Isso inclui gerenciamento de licenças de software, gerenciamento de ciclo de vida de hardware e software e economia com a padronização de seus ativos de TI. Cada vez mais empresas entendem a importância de utilizar um software de gestão de ativos de TI e neste artigo vamos explicar com mais detalhes as vantagens de ter um software desse tipo em sua empresa.

O que é Gestão de Ativos de TI?

A gestão de ativos TI (ou ITAM, IT Asset Management) é um conjunto de processos de negócios projetados para gerenciar o ciclo de vida e o inventário dos ativos de TI de uma organização. De acordo com o Ministério da Economia, para a implantação do Processo de Gerenciar Ativos de TI (Hardware, Licenças e Custos) é preciso executar as seguintes atividades.

  1. Identificar e registrar o ativo corrente.
  2. Gerenciar ativos críticos.
  3. Gerenciar o ciclo de vida do ativo.
  4. Otimizar os custos dos ativos.
  5. Gerenciar licenças.
  6. Gerenciar capacidade e desempenho dos ativos de hardware

O que é um ativo?

Essas são todas as peças de software e hardware que você normalmente encontra em um ambiente de negócios. Quando aplicado corretamente, um processo de Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) ajuda sua organização a reduzir custos e riscos de TI e aumentar a produtividade geral.

Considere que sua organização provavelmente tem um escritório com desktops e laptops. Esses ativos de computador são preenchidos com todos os tipos de aplicativos. Esses ativos, hardware, software e suas licenças devem ser constantemente mantidos, atualizados, reparados e substituídos. Não seria bom ter uma visão geral dos ativos de TI que sua organização possui?

E se houvesse um processo para manter essas informações precisas? Por exemplo, rastrear todos os seus laptops e suas informações de garantia pode ajudá-lo a orçar e planejar a substituição e a manutenção. E se você mantiver todas as suas licenças de software em um banco de dados, saberá quando elas expiram. Isso, em poucas palavras, é a gestão de ativos de TI.

Quais são os benefícios de usar um software de gestão de ativos de TI?

Trabalhar com um processo de gerenciamento de ativos tem quatro benefícios principais:

  • você evita penalidades,
  • aumenta a eficiência e reduz custos,
  • melhora a segurança
  • e aumenta a flexibilidade de sua organização.

Vamos dar uma olhada em cada um desses benefícios:

Evite penalidades.

O software de gestão de ativos de TI ajuda você a cumprir suas obrigações legais, contratuais e regulatórias. Isso é especialmente útil se você tiver que lidar com auditorias regulares. Por exemplo, se você registrou todas as suas licenças de software, é menos provável que você as exceda. O software também torna as auditorias mais baratas. Suponha que sua empresa seja auditada duas vezes por ano. E dois funcionários em tempo integral precisam de um mês para responder. Isso custa muito apenas em custos com pessoal. Um processo ITAM maduro economizará tempo de seus funcionários e reduzirá significativamente os custos de auditoria.

Aumente a eficiência e reduza os custos.

Você sabe qual hardware e software seus funcionários estão usando? Ou mais importante: que eles não usam? O ITAM ajuda você a entender como e onde seu software é usado. E também qual tecnologia não é usada.

Evite compras desnecessárias retirando de circulação os bens que não utiliza e armazenando-os.

Isso não apenas economiza custos em termos de manutenção, suporte e consumo de energia, mas também reduz a pegada de carbono de sua organização.

Melhore a segurança.

Você sabia que sua equipe de segurança de TI protege, atualiza, verifica e inspeciona todos os ativos de TI? Cada ativo de TI redundante que você pode remover da sua lista é um aplicativo a menos que eles precisam revisar. Mas há um outro lado dessa vantagem. Graças ao software ITAM e porque você sabe quem usa o quê, você também descobre quem tem acesso a informações confidenciais. Além disso, permite definir os direitos do usuário de forma mais lógica.

Aumente a flexibilidade.

Como você determina as compras de TI? Ao confiar em uma impressão? Ou melhor, para conhecidos? Com o ITAM, o conhecimento é a chave para o poder. Você pode acompanhar como sua organização usa ativos ao longo do tempo. Com esses dados, você pode tomar decisões com base na necessidade operacional e no valor estratégico e de negócios.

Clique aqui se quer ver como funciona o software de gestão de ativos de TI na prática. Perguntas? Contacte a NetEye, uma empresa brasileira voltada para a gestão e segurança de infraestrutura da Tecnologia da Informação, com o objetivo de otimizar e rentabilizar a operação da Tecnologia da Informação, provendo um gerenciamento de alto rendimento operacional e gerencial, com segurança e praticidade.

Solicite informações sobre apresentação, demonstração e proposta comercial.

Gestão de ativos de TI com o NetEye

 

Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram