Site Overlay

Boas práticas de segurança da informação

As boas práticas de segurança da informação é certamente um dos temas mais atuais e de maior relevância no contexto corporativo, e merece toda atenção por parte dos gestores de uma empresa. Cientes da importância da segurança da informação, preparamos este post para aprofundar um pouco mais a discussão sobre o tema.

A importância da segurança da informação

Cada vez mais empresas estão migrando seu negócio para o ambiente online, não só em relação a vendas, mas toda a sua operação, e isso fez com que independente do seu negócio ser pequeno ou uma grande multinacional, ele depende de sistemas computacionais todos os dias.

Nesse sentido, a segurança da informação tem uma grande importância para as organizações porque ser hackeado não é apenas uma ameaça direta aos dados confidenciais das empresas. Uma situação dessa também pode arruinar seus relacionamentos com os clientes e até mesmo colocá-los em risco legal.

Com as novas tecnologias, de carros autônomos a sistemas de segurança doméstica habilitados para internet, os perigos do crime cibernético se tornam ainda mais sérios. As boas práticas de segurança da informação guiam os responsaveis dos dados na criação das políticas adequadas para garantir a segurança, reduzir os riscos de acessos indesejados, quebra de sigilo e fraudes nas comunicações.

Hoje em dia os dados são um verdadeiro ativo para as empresas, sendo eles indispensáveis para a gestão empresarial como um todo.

O conceito de boas práticas de segurança da informação

O que é uma boa prática? Boas Práticas são atividades governamentais que devem necessariamente gerar resultados e alto impacto. Assim, elas devem ser replicáveis, consistentes, adaptáveis e com a facilidade de utilizar novos recursos e metodologias.

Existe um grande número de boas práticas de segurança da informaçãoa nível internacional em matéria de proteção de dados pessoais e privacidade. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia busca incorporá-las sempre que possível em seus guias operacionais.

Conheça 7 das melhores práticas para uma boa segurança da informação

  1. Promover a atualização dos softwares.
  2. Gestão de incidentes.
  3. Controle sobre o acesso.
  4. Cópias de segurança.
  5. Investimentos nos dispositivos de segurança.
  6. Estabelecer a política de segurança.
  7. Capacitação dos colaboradores.

6 ferramentas de segurança da informação que sua empresa precisa ter ou contratar.

  • Uso de firewall.
  • Softwares de monitoramento.
  • Treinamento de funcionários.
  • Sistemas de controle de acesso.
  • Protocolos de segurança e criptografia.
  • Backup inteligente.

A implementação de boas práticas de segurança da informação é imprescindível para a proteção de dados financeiros e de clientes da empresa. O Módulo Segurança do NetEye evita vazamentos de informações sensíveis. É o seu programa para bloquear sites na rede corporativa, controlar dispositivos USB e impressões. Também promove uma auditoria de arquivos, inspecionando dados armazenados, copiados e compartilhados na empresa. Duvidas ? Contacte-nos.

Gestão de ativos de TI com o NetEye

Follow by Email
Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram